dica-uso-fgts

Foto: Reprodução Google

Na hora de realizar a compra do tão sonhado imóvel, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode te dar uma força tanto para uma entrada como para amortizar as parcelas. Então, para te ajudar com essas dúvidas, seguem abaixo algumas dicas sobre quem pode usar esse recurso e como ele funciona.
1. O que é o FGTS?
FGTS é a sigla para Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. É um fundo pago pelo empregador ao funcionário, e fica depositado na Caixa Econômica Federal. Além disso, é uma garantia ao trabalhador para financiar habitações e obras relacionadas, como saneamento básico e infraestrutura.
2.Como saber se posso usar o FGTS para comprar o imóvel?
Há quatro requisitos importantes para a utilização do FGTS. O primeiro é ter pelo menos três anos de carteira assinada. Esse período não precisa ser contínuo, ou seja, o indivíduo pode ter trabalho em anos diferentes. O segundo requisito é não ter financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH) em nenhuma parte do país. O terceiro é não ser proprietário de imóvel residencial no município onde pretende comprar o novo. O quarto é trabalhar ou morar na cidade em que fica o imóvel que pretende comprar com o FGTS.
3. Quais documentos são necessários para sacar o FGTS?
São necessários os documentos que comprovam que o comprador atende a todos os requisitos para sacar o fundo de garantia como carteira de trabalho, comprovante de residência (conta de água ou luz), certidão de nascimento ou casamento, carteira de identidade e CPF. Além disso, é preciso apresentar a certidão de matrícula e cópia do IPTU da casa ou apartamento a ser comprado, para demonstrar que o imóvel está em situação regular e pode ser adquirido com o FGTS. Caso tenha dúvidas, procure um corretor para orientá-lo melhor.
4. Que imóveis podem ser comprados com o FGTS?
Somente aqueles financiados pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), dentro de um limite de valor redefinido periodicamente. A estimativa do valor do imóvel é feita por engenheiros credenciados pelo agente financeiro. Além disso, o imóvel deve estar em região urbana e não pode ser comprado somente para investimento. Por fim, esse imóvel não pode ter sido objeto de operação com FGTS nos últimos três anos.
5. Quantas vezes pode-se usar o FGTS para comprar um imóvel?
Não há limites. O fundo de garantia pode ser utilizado quantas vezes forem necessárias, desde que não existam impedimentos nem do comprador nem da casa ou apartamento a serem adquiridos.
6. Onde posso encontrar mais informações sobre o uso do FGTS na compra de um imóvel?
O indivíduo pode tirar dúvidas ou buscar informações por meio do Manual da Moradia Própria editado pela Caixa econômica Federal.
Rogério Moura
Private Broker
Consultor Imobiliário
By | 2015-07-15T09:28:18+00:00 Julho 15th, 2015|Habitação, Sul de Minas|

About the Author:

Mineiro de boa prosa, fã da roça, do pão de queijo do queijo e goiabada. Embora em minas só tenha represa, córrego e ribeirão, também gosto do marzão e da garoa de São Paulo, principalmente do Chopp do bar Brahama na Av. São João ou o do bar do Léo na Santa Efigênia, quem dirá o empadão Goiano ou o frango com pequi, eita mundão bom! Nestes cantos já passei, comi bebi e comemorei, e em alguns até morei.