Passear à pé pela sua cidade resulta em inúmeras descobertas. Entre elas, pode ser divertido observar a rica arquitetura de cima abaixo, perceber as transformações e diferenças ao longo do tempo. São Paulo é um prato cheio para os amantes do design, que se deliciam entre as mais diversas formas que a metrópole reúne.
Entre nomes importantes como Oscar Niemeyer e Lina Bo Bardi, surgem também arquitetos renomados do mundo todo, que deixam suas marcas pela cidade, além de novos talentos que trazem seu frescor para o mercado, cada vez mais pulsante.
A tarefa de selecionar apenas algumas é difícil, mas queremos mostrar para você construções interessantes que definitivamente marcaram ou ainda vão marcar São Paulo, misturando clássicos e lugares inovadores, pensados em promover a sustentabilidade. Confira:
1. Instituto Lina Bo Bardi
Cercada de verde, a antiga residência da arquiteta Lina Bo Bardi e seu marido P. M. Bardi fica no bairro Morumbi e foi idealizada pela própria projetista do famoso MASP, em 1951. A Casa de Vidro, como é chamada, se transformou em acervo cultural e está aberta ao público mediante agendamento.
2. Edifício Vitra
Projetado por Daniel Libeskind, que só assume grandes construções ao redor do mundo, como o Marco Zero – onde ficavam as torres gêmeas, em Nova York -, o prédio residencial no Itaim Bibi é reconhecido por suas práticas sustentáveis, como a instalação de um sistema de reutilização de água.
3. Edifício Acal
Um dos ícones da arquitetura moderna paulistana, o prédio no bairro Cidade Jardim foi projetado por Pedro Paulo de Melo Saraiva, em 1974. A malha de quadrados de concreto é inconfundível, abrigando ainda a descolada loja conceito Choix no primeiro andar.
4. MAC-USP
O antigo prédio do Detran, como era conhecido, ali na Av. 23 de maio, chama a atenção por sua estrutura bacana, que liga o público ao Parque Ibirapuera por uma ponte. Projetado por Oscar Niemeyer, em 1954, para abrigar o Palácio da Agricultura, acabou sediando o Detran entre 1959 e 2008, quando o Museu de Arte Contemporânea assumiu o local.
5. Edifício 360°
Entre os bairros Alto de Pinheiros e Alto da Lapa, o edifício residencial projetado por Isay Weinfeld preza por espaço, com 62 apartamentos entre 130 e 230 metros quadrados, com varanda ampla. O nome é devido a vista 360° que os apartamentos têm para a região.
6. Copan
Um verdadeiro clássico do centro da cidade, o Copan e suas curvas conquistam qualquer um. O edifício projetado na década de 1950 por Oscar Niemeyer tem amplos e pequenos apartamentos residenciais, abrigando mais de 5 mil moradores, um terraço incrível aberto ao público, cafés, restaurantes e galeria de arte.
7. Hotel Unique
É praticamente impossível passar despercebido por ele, que tem a arquitetura parecida com a de um navio. Planejado por Ruy Ohtake, o badalado hotel de luxo na Av. Brigadeiro Luís Antônio abriga, além das diversas celebridades, um restaurante com piscina em seu rooftop.
8. Tribunal de Contas de São Paulo
O TCM, na Vila Clementino, foi inaugurado em 1976 num edifício planejado por Gian Carlo Gasperini, marcando o estilo Brutalista na cidade. A obra faz uso do concreto aparente, vertente muito utilizada por Le Courbisier.
9. Oca
Uma oca que mais se parece com nave espacial ocupa mais de 10 mil metros quadrados no Parque Ibirapuera. O pavilhão projetado por Oscar Niemeyer em 1951 sempre foi um espaço cultural, que até hoje abriga exposições importantes.
10. Condomínimo Top Towers, o “Prédio LEGO”
Ali na Paraíso tem um edifício muito peculiar, que desperta curiosidade. É o Top Towers, chamado popularmente de “Prédio LEGO”, projetado por Jorge Königsberger e Gianfranco Vannucchi. São duas torres comerciais e duas residenciais, concluídos entre 2006 e 2007, de impacto visual forte por conta dos terraços assimétricos.
Fonte: Hypiness