Ganhar da Argentina é sempre bom. Mas desta vez, o motivo não é muito nobre. O Brasil permaneceu no penúltimo lugar em um ranking de competitividade com 14 países concorrentes, elaborado pela Confederação Nacional da Indústria, a CNI. Segundo o estudo, a economia brasileira ficou somente à frente da Argentina, que está passando por uma grave crise financeira.
A posição brasileira na lista referente a 2014 é a mesma nos dois anos anteriores. E para fazer o levantamento, são analisados oito fatores, com 51 variáveis, todas decisivas para a conquista de mercados. São aspectos como mão de obra, custo de capital, infraestrutura e conjuntura macroeconômica.
No topo da lista, de acordo com a CNI, aparece o Canadá, seguido da Coreia do Sul e Austrália.
Segundo a Confederação Nacional da Indústria, o Brasil só escapa das últimas posições nos quesitos: disponibilidade e custo de mão de obra, além de tecnologia e inovação.
O pior desempenho brasileiro está no acesso e custo de capital, devido à combinação entre alta taxa de juros básicos e maiores spreads bancários, que é a diferença do custo do dinheiro captado pelos bancos e o quanto eles repassam para o cliente.
Fonte: G1 notícias