Condições financeiras: Orçamento deve ser até de 30% da renda mensal familiar, dizem especialistas
Antes de procurar um imóvel, o interessado deve analisar o seu orçamento familiar, as propostas do mercado de locação, mas também as taxas que incluem condomínio, IPTU, entre outras que podem pesar no final do mês.
De acordo com Private Broker, Rogério Moura, o recomendado é que o valor total das despesas não ultrapasse os 30% da renda mensal familiar. “Esse é o limite ideal para que o inquilino não estoure suas contas no final do mês”, ressalta.
Ainda conforme informações da Rogério Moura Imóveis o custo do aluguel residencial varia de 0,4% a 0,8% do valor do imóvel. Isto porque vários fatores influenciam no preço como localização, estado de conservação, proximidade de transporte e a lei da oferta e procura.
Outra dica é pesquisar o preço de aluguel na região de interesse. O futuro inquilino deve negociar antes de fechar qualquer negócio, e se preciso pedir um desconto. Esta negociação também é importante na hora de renovar um contrato.
Além disso, deve checar as condições físicas do imóvel como paredes, instalação hidráulica e elétrica, entre outros. Estas características e possíveis problemas devem estar anexados junto ao contrato. Moura explica que se o indivíduo tem dúvidas ou dificuldades de analisar, deve pedir ajuda para um profissional para que seja feito um bom negócio.
Conforme as expectativas do mercado, o valor médio dos aluguéis residenciais cobrados no Sul de Minas foi de R$ 650.